Vivemos em um país tropical. Isso significa que quase todo o território brasileiro (92%) localiza-se entre o Equador e o Trópico de Capricórnio e, com a inclinação maior da Terra em relação ao Sol para o sul, o Brasil é um dos países com maior extensão em proximidade com o Sol e o brasileiro é um dos povos com maior exposição solar anual do planeta.

Um dia ensolarado nos deixa de bom humor e, sem dúvidas, o sol trás inúmeros benefícios para nós, seres humanos: estimula a síntese de vitamina D, a produção de serotonina - neurotransmissor que regula o humor, combate a depressão, ajuda a reforçar o sistema imunológico, melhora o sono, a digestão e o metabolismo, entre tantos outros pontos positivos.

casal passeando na praia

Câncer e Envelhecimento

Mas a exposição ao sol deve ser moderada, nos horários mais apropriados – antes das 10h e depois das 16h. Exposição solar em excesso, e sem proteção aos raios solares UVA e UVB, são os principais responsáveis pelo câncer de pele, que é o tipo mais comum entre todos os casos de cânceres diagnosticados no Brasil – representando 30% do total das estatísticas. De acordo com as estimativas do INCA – Instituto Nacional do Câncer, o país deve ter encerrado 2016 com quase 180 mil novos casos.

As marcas de envelhecimento da pele, como rugas e flacidez, são consequência da degradação das fibras de colágeno e elastina. Isso acontece naturalmente conforme a idade avança, porém quase 85% dos casos pioram por causa da exposição ao sol sem o uso da proteção devida.

 

queimadura de sol por nao usar protetor

Por que usar protetor solar

A Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta que o efeito nocivo do sol sobre a pele é percebido na idade adulta, pela ação acumulativa da radiação solar, mas a maior parte do dano causado por ele ocorre na infância e adolescência. O uso do protetor solar até os 18 anos reduz em 85% os riscos de desenvolver câncer de pele na fase adulta.

O protetor solar é considerado o cosmético anti-idade mais importante. Quanto mais cedo e frequente for a proteção contra o sol, mais tarde haverá a necessidade de cremes antienvelhecimento.

ilustração sobre a regra da colher de cha

A regra da colher

Protetor solar não é só para usar no verão. Tem que usar todo dia, mas se o seu o seu programa é pegar uma praia ou piscina, capriche, aplicando o protetor solar pelo menos 15 minutos antes de se expor o sol, de preferência sem roupa.

Para não errar na quantidade, a Sociedade Brasileira de Dermatologia indica a regra da colher de chá: 2 colheres de chá para a parte da frente do tronco, 2 para as costas, 1 para cada braço e antebraço e 2 para cada perna.

A hora certa de reaplicar depende da intensidade de exposição, do contato com água e da quantidade do suor. De forma geral, é recomendada a reaplicação a cada 2 horas ou depois de sair da água.

sol desenhado na pele com filtro solar

Escolha o seu

Para atender as mais diversas necessidades, os protetores vêm evoluindo e hoje você conta com opções combinam em cheio com o seu jeito de levar a vida e com cada momento. Veja algumas delas:

eesportista profissional precisa de filtro solar adequado 

 Alta performance para atletas:

Protetor Solar SunTech FPS 30 

Para atletas de alta performance e amantes dos esportes ao ar livre,  a Sun Tech desenvolveu um produto inovador. Além de garantir proteção contra os raios UVA e UVB e até 5 horas de resistência na água, o Protetor Solar Sun Tech traz a tecnologia Grip System, um sistema “antiderrapagem”, que promove aderência entre os atletas e seus equipamentos esportivos, garantindo segurança e conforto para a prática de esportes extremos ou trabalhos ao ar livre com alta exposição solar.

 A formulação Protetor Solar Sun Tech também é enriquecida com manteiga de cupuaçu, rica em propriedades nutritivas, hidratantes e antioxidantes, que oferece alta hidratação. É rapidamente absorvido, não escorre nos olhos, tem textura leve, não oleosa e toque seco. Ele está disponível em embalagens de 180 ml e 1 litro, ideal para academias, clubes e quiosques.

A marca oferece ainda a o Protetor Solar Labial SunTech FPS 40. Contém óleo de coco, que hidrata profundamente e acalma a pele irritada; manteiga de cupuaçu, rica em propriedades nutritivas, hidratantes e antioxidantes, e vitamina E, que protege a pele dos lábios dos danos causados pelos radicais livres. Também foi adicionada à formulação a manteiga de Karitê, ativo clássico de proteção e cuidado com a pele, evitando rachaduras e descamações. Saiba mais e compre aqui.

  executivas com pele protegida por filtro solar

Tudo em 1: Nutripele BB Cream

Um único produto, o Nutripele BB Cream, é capaz de oferecer muitos outros benefícios além da proteção solar FPS 30: hidrata, ilumina, combate a flacidez, corrige imperfeições, reduz os poros visíveis, controla o brilho, suaviza imperfeições, uniformiza o tom da pele e previne o envelhecimento. 

Sua fórmula multifuncional contém o  Alistin, um oxidante natural que protege  colágeno da  degradação provocada pela glicose oxidada por radicais livres, revertendo os danos causados pelo tempo e preservando a capacidade de autodefesa natural da pele;  Aquaporine Active, que ajuda a manter o equilíbrio hídrico da pele, reforçando a reserva natural de água; ácido hialurônico, potente anti-aging, que intensifica a renovação celular e aumenta a hidratação da pele; p-Refiny, ativo purificado da lentilha que atenua a aparência dos poros dilatados, e vitamina C, que estimula a produção de colágeno, promovendo maior firmeza e redução de rugas, além de ter de ação clareadora.

Disponível três tonalidades e também sem cor. Veja detalhes e compre aqui.

 barraca de praia anti mosquitos

Proteção também contra os mosquitos 

Proteção dupla é o que oferece o Repelente Nutripele com FPS 30. Além de proteger você e sua família dos mosquitos da Dengue, Zika vírus, Chikungunya e Febre Amarela com um repelente não-tóxico,  você também garante proteção contra os raios UVA e UVB. Ele é formulado com o ingrediente IR3535, o único ativo repelente aprovado pela Anvisa para bebês a partir dos 6 meses de idade, e com Silasoma Mea, protetor UVA/UVB microencapsulado hipoalergênico,  livre de óleo, que não obstrui os poros e  não é absorvido pela pele, diminuindo os riscos de reações tóxicas e alérgicas.  Compre aqui.